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Brasão de São Jorge do Ivaí

CÂMARA DE SÃO JORGE DO IVAÍ

Vereador

 
ANTONIO CASAGRANDE

Mandato: 2021 - 2024

Cargo: VEREADOR

E-mail: strsaojorgedoivai@fetaep.org.br

ANTONIO CASAGRANDE

strsaojorgedoivai@fetaep.org.br  

ANTONIO CASAGRANDE

Antonio Casagrande nasceu em 04 de agosto de 1943. Oriundo do matrimônio de João Casagrande (in memoriam) Florinda Vicente Casagrande (in memoriam). Casou-se com Lourdes Zago Casagrande em 22 de outubro de 1966 e juntos possuem a alegria de serem pais de João Geraldo Casagrande com nascido em 05/01/1969, e também são avós de Andressa Casagrande, nascida em 19/03/1992 e Arthur Casagrande, nascido em 18/08/1996 e também tem a bisneta Maria Clara Casagrande Mendes. Cursou a 1ª fase do ensino fundamental na Escola Professor Cesar Botelho. Desde jovem o Edil trabalha na agricultura. É presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Jorge do Ivaí. Casou-se com 24 anos. Possui todo o seu trabalho voltado para bem estar de sua família e de toda a comunidade. Sua religião é católica.

Como segue escrito: presidente da câmara por 4 vezes. Ocupando o cargo de Primeiro Secretário por vários mandatos e de Segundo Secretário também por vários mandatos; foi presidente de várias comissões; foi membro e fundador do Hospital Rural João XXIII; Fundador do Lar Antonio Carvalho de Oliveira (Lar dos Velhinhos) no ano de 1974; Membro fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Jorge do Ivaí, em 1968; Fundador da Rádio Comunitária São Jorge, em 2001; Membro fundador da Equipe de Promoção Humana, na qual instituiu a Creche Menino Jesus em 1976; Sua carreira política iniciou em 1976, quando lançou sua candidatura ao cargo de vereador com o apoio de seus amigos e comunidade se elegeu com 305 votos para a gestão de 1977/1982. No ano de 1982 candidatou-se para trabalhar pelo bem de sua comunidade sua cidade o elegeu para legislar no período de 1983/1988, reelegendo-se com 235 votos. Contando com o seu preparo no âmbito político, conquistou mais correligionários, para a vitória em sua gestão de 1989 a 1992, com 228 sufrágios. Certo de seu bom trabalho desenvolvido na câmara, venceu novamente as eleições com 305 votos para legislar no período de 1997 a 2000. Sem desistir de seus propósitos, no mandato seguinte tornou-se vereador para a gestão 2001/2004. Posteriormente lançava a candidatura a vereança e obteve 294 sufrágios para continuar em sua jornada de conquistas no período de 2005/2008. No pleito de 2008 conquistou 314 votos para a gestão 2009/2012. Em 2012 conquistou 335 votos para a gestão 2013/2016, sendo presidente da câmara de vereadores no período de 2013/2014. No ano de 2016 candidatou-se ao cargo de vereador obtendo 234 votos, ficando eleito como 1º suplente, perdendo para a legenda com 72 votos a mais que o vereador eleito pela legenda. Em 2020 foi novamente eleito para o cargo de vereador com 261 votos.

Entre as prioridades e ações que vem alcançando em seus mandatos apresentou grande quantidade de requerimentos, projetos, indicações e moções de apoio. Todas apresentadas, muitas foram atendidas e executadas pelo poder executivo. Todos os projetos apresentados são em busca do melhor desenvolvimento do município e o bem estar da comunidade, destacando a prioridade para a saúde, educação e habitação urbana e rural.

Na eleição de 2020 candidatou-se novamente ao cargo de vereador e se elegeu com 261 votos, foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal até o ano de 2022. Vem apresentado inúmeros projetos de leis, indicações, requerimentos e moções de apoio, todos estes foram em benefícios dos munícipes e especialmente em favor da agricultura familiar. Desde a posse em 2021 até a presente data não usufruiu de nenhuma diária da Câmara Municipal.

Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 037/2011, de 23/12/2011, por unanimidade de votos dos senhores vereadores e sancionada pelo prefeito o título de cidadão benemérito.

Apoio as associações, conselhos e conferências que tratam melhor a qualidade de vida para nossa população; requerimento para a criação do condomínio da 3ª Idade Rural e Projeto Agrocidade no KM 14.

Coordenou a fundação da Associação da Agricultura Familiar Unidos para vencer, situada na PR 552, Km 14.

Foi membro da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná. Foi tesoureiro do Hospital Rural João XXIII de 1970 à 1975. A partir do ano de 1976 ocupou a presidência do Hospital Rural João XXIII por vários mandatos, conseguindo todos os modernos equipamentos, inclusive 2 ambulâncias, sendo as primeiras do município. Para melhor atender a comunidade com apoio do município, em 1992, construiu a maternidade para melhor atender as gestantes com um moderno centro cirúrgico e sala de parto com todos equipamentos novos. Construiu a ala administrativa do hospital, em 1989, anexa ao mesmo. Construiu a ala ambulatorial, em 1982, anexa ao hospital. Em 1968 participou como membro fundador do sindicato ocupando no primeiro mandato o cargo de tesoureiro, em 1971, foi eleito presidente cargo que ocupa até a data de hoje, tendo desenvolvido várias ações, e muitas conquistas para o melhor atendimento da classe trabalhadora rural.

Foi Secretário de Saúde na gestão do Prefeito José Luiz Bovo (1989-1992), trabalhando muito na municipalização da saúde e elaborando o primeiro plano de saúde do município que oportunizou a realização de um ótimo trabalho em todos os setores da saúde.

É convidado a receber os seguintes prêmios: “Prêmio Nobel e Troféu Visão”, em 2003, conferido pelo Inep; a medalha “Destaque Saúde”, conferida pela Oboré Projetos Especiais em Comunicação, em 2003; condecorado com a medalha “Imperador Dom Pedro II”; a Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Juscelino Kubitschek”, em 2007; a “Medalha dos Inconfidentes do Mérito Eleitoral”, em 2009, ambos pelo Instito Tiradentes. Em 2014 foi convidado pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, para receber uma Homenagem de Honra ao Mérito pelo esforço e bom trabalho realizado na Câmara Municipal, no cargo de presidente, realizando o corte de gastos transformando economia nos recursos para o investimento em obras que beneficiam a população de São Jorge do Ivaí.

Conseguiu através dos deputados Padre Roque, Celma Chon e Assis do Couto recursos de emenda parlamentar através dos mesmos: patrulha mecanizada: 3 tratores, 1 esparramador de calcário, carreta, plantio direto, grade aradora, grade arrastão, sub solador, 2 roçadeiras, 1 debulhador de milho, 1 resfriador de leite, 2 refrigeradores (freezer), 1 máquina de fazer suco, 1 triturador de cereais, 2 bombas grandes de passar herbicida, 2 caminhões caçamba, recurso para aquisição de medicamentos para o posto de saúde através de emenda parlamentar, recursos para a compra de medicamentos para o hospital também através de emenda parlamentar, 5 maquinas de pelar de casulos. Adquiriu um terreno de 200 metros quadrados e construiu um barracão de 100 metros quadrados para guarda dos referidos equipamentos agrícolas tudo para o bom atendimento aos associados.

Construiu um convênio com a Caixa Econômica e apoio da Fetaep e Contag, 11 casas no meio rural para associados e associadas do sindicato. 

Consegui com o Deputado Assis emenda parlamentar recursos para a construção da sede da APAE em nosso município.

RELIGIOSIDADE

Em sua galeria de homenagens primeiramente a Deus por sua criação, a seus pais pela paz e harmonia com a qual foi criado, a sua esposa, filho, nora, netos e bisneta, aos pais e amigos que já partiram, deixando saudade.

No mês de agosto do ano 1962, congregado mariano na Igreja Matriz de São Jorge, fui convidado pelo Bispo Dom Jaime Luiz Coelho e Pe. Urbano Giacobo, pároco, para organizar um movimento religioso na comunidade do KM 12 e construir uma capela. Comecei a organizar as atividades religiosas da comunidade em uma pequena escola onde o padre começou celebrar a Santa Missa. A comunidade foi formada com aproximadamente 150 famílias, introduzimos a reza do terço em família, Novena de Nossa Senhora Perpétuo Socorro, catequese para mais de 100 crianças visita domiciliar das capelinhas de Nossa Senhora, sempre em procissão de uma família para a outra. Foi convidado pelo Bispo Dom Jaime Luiz Coelho a participar do 1º Curso de Sindicalismo Rural, que foi realizado no Seminário Diocesano na cidade de Maringá, com a finalidade de fundar o sindicato dos trabalhadores rurais no município de São Jorge do Ivaí, pela frente agrária paranaense.

Em 1966, mais de 100 crianças receberam a 1ª eucaristia pelo pároco Alfredo Beltrani, crianças por mim preparadas. Em 1967, comecei a preparar as mesmas para o sacramento do Crisma e em 1968 já preparadas foram crismadas na Capela Sagrado Coração de Jesus, KM 12, por Dom Jaime em visita pastoral a comunidade, data em que recebi o convite de Dom Jaime e Pe. Alfredo para ir me preparando para ser ministro da eucaristia.

Em 1969, com a posse do pároco Mateus Elias me pediu para que continuasse coordenando as funções religiosas da capela e continuasse me preparando para ser ministro da comunhão eucarística.

Em 1971, mudei-me para a cidade de São Jorge do Ivaí para assumir o cargo de presidente do sindicato e o padre Mateus Elias pediu-me para ajudá-lo nos trabalhos pastorais e na celebração da missa.

Em 1974, com a posse do Padre Vicente Costa, assumi a função de ministro da eucaristia na missa do lava pés na quinta-feira santa. Atendendo ao pedido do Pe. Vicente comecei a organizar cursos de batismo formação de grupos de reflexão e celebração de cultos na matriz e capelas rurais.

Em 1974, na parte da assistência social juntamente com Pe. Vicente Costa fundamos a equipe de promoção humana, o Lar dos Velhinhos, ocupando a presidência do mesmo por 3 mandatos, e a Creche Menino Jesus, com a finalidade de ajudar as pessoas carentes de nossa comunidade, especialmente os filhos dos bóias frias, cujas mães não tinham onde deixar os seus filhos menores para irem trabalhar na lavoura, prestando atendimento a 62 crianças com período de 8 horas por dia.

Fui escolhido o segundo ministro da eucaristia da igreja matriz da Paróquia São Jorge e permaneceu no cargo até abril de 2004.

Resumo do Currículo de Antonio Casagrande.

 
 
 PROPOSIÇÕES 2021 - 2024
INDICAÇÃO N.º 21/2024
REQUERIMENTO N.º 04/2024
INDICAÇÃO N.º 016/2024
REQUERIMENTO N.º 20/2023
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVA N.º 012/2023
REQUERIMENTO N.º 09/2023
REQUERIMENTO N.º 08/2023
PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO N.º 009/2023
INDICAÇÃO N.º 58/2023
INDICAÇÃO N.º 55/2023
Requerimento

requerendo que após deliberação do Plenário, o Ex. Sr. Prefeito informe em relação a realização da 21ª Festa das Nações realizada pela Prefeitura em comemoração ao aniversário de Emancipação Política e Administrativa do Município, bem como em relação aos festejos de passagem de ano, preste as seguintes informações: 1 – Qual o montante de recursos públicos que foram gastos para a realização da 21ª Festa das Nações? 2 – Qual o montante de recursos públicos que foram gastos para a realização dos festejos de passagens de ano novo 2023/2024? 3 – A Prefeitura recebeu recursos financeiros de patrocínio de algum órgão governamental ou de empresa para a 21ª Festa das Nações? 4 – A Prefeitura recebeu recursos financeiros pelos espaços cedidos para as barracas instaladas por particulares na 21 ª Festa das Nações? Se recebeu, qual o total recebido e qual sua destinação? 5 – A Prefeitura recebeu recursos financeiros da empresa proprietária do parque de diversões para poder ficar atuando durante a 21ª Festa das Nações? Se recebeu, qual o total recebido e qual sua destinação?

requerendo ao Excelentíssimo Sr. Prefeito que informe em relação ao Reservatório de água localizado na Rua José Ferreira de Castilho qual o atual estado das obras de readequação, bem como se já algum prazo a ser estimado para o fim da obra tendo em vista que é de grande necessidade para toda população.

requerendo ao Excelentíssimo Sr. Prefeito que informe qual providência que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está tomando em relação a proliferação exagerada dos mosquitos “borrachudos”, tendo em vista que está causando um grande incômodo a população

requerendo abono de falta em Sessão Ordinária do dia 03 de abril, por motivo de cirurgia, conforme atestado médico anexo;

requerendo que após deliberação do plenário, que o Exmo. Sr. Prefeito informe: a) Onde está localizado o Aparelho de Raio x digital, que foi recebido do Governo Estadual no início de 2022? b) Qual a previsão de colocá-lo em funcionamento, tendo em vista que há necessidade urgente da população utilizá-lo?

requerendo que após deliberação do plenário, com fundamento no artigo 186 I, do Regimento Interno que o Exmo. Sr. Prefeito informe os seguintes questionamentos em relação ao SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto: a) Qual a arrecadação mensal média do ano de 2022? b) Qual o gasto mensal médio em 2022? c) O fluxo de caixa da Autarquia é positivo? d) Qual o índice de inadimplência em dezembro de 2019 e o de setembro de 2022? e) Quais os critérios para o reajuste concedido pelo Decreto 144/2022?

Requerendo ao Exmo. Sr. Prefeito que informe qual a situação atual do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, instituído pela Lei Municipal n.º 10/2011, tendo em vista que não temos conhecimento de funcionamento até o presente momento. A ausência do referido Conselho impede que problemas dos pequenos agricultores sejam apreciados e deliberados.

Requerendo que após deliberação do plenário, seja expedido ofício, com cópia do presente requerimento, a Empresa Copel – Companhia Paranaense de Energia, solicitando que seja investido na Manutenção e Modernização da rede em nosso Município, tendo em vista minimizar os impactos dos constantes cortes prolongados de energia.

Requerendo ao Excelentíssimo Sr. Prefeito que após deliberação do plenário com fundamento no artigo 186, I do Regimento Interno desta Casa, forneça cópia do Projeto de Revitalização da Praça Santa Cruz, para fins de conhecimento das alterações realizadas

Projeto de Lei do Legislativo

  SÚMULA Dispõe sobre a alteração da Denominação de Rua.

 Autoria dos Vereadores: Antonio Casagrande, Baltazar Bravo Coco, David Renan Costa Miranda dos Santos e Romualdo de Jesus Benatti.

SÚMULA: Outorga ao Senhor ELIAS CAVALCANTE DA SILVA, o título de Cidadão Honorário de São Jorge do Ivaí.

Súmula: Declara de Utilidade Pública a ASSOCIAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR UNIDOS PARA VENCER.

Súmula: Altera a Denominação da Rua da Saudade da Planta Urbana do Município de Saõ Jorge do Ivaí, Estado do Paraná e dá outras providências.

Denomina a Rua Marginal a PR 554, em frente ao Programa Agrocidade Manoel João da Silva, na comunidade do KM 14 de Rua PIONEIRO ANTONIO LOPES DE FARIA.

Altera o Artigo 3º da Lei 006/2011, que regulamentou a Feira do Produtor de São Jorge do Ivaí e dá outras providências.

SÚMULA – Dá nova denominação a Rua Projeta “A” da planta Urbana do Município de São Jorge do Ivaí, Estado do Paraná e dá outras Providencias.

SÚMULA – Dá nova denominação a Rua Projetada “D” da planta Urbana do Município de São Jorge do Ivaí, Estado do Paraná e dá outras Providencias.

Indicação

Indicando ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que sejam disponibilizados assentos junto a sala de vacina da UBS Terezinha Soares Muzulon;

Indicando ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que alguns bancos que foram retirados da Praça Santa Cruz sejam instalados próximos a quadra de Esporte “Hélio Santinoni” e Parque Infantil anexo no Jardim Novo Horizonte Dom Jaime Luiz Coelho;

indicando ao Chefe do Executivo a necessidade de que sejam realizadas melhorias na área externa do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, a saber: a instalação de piso emborrachado no pátio externo, que atualmente é revestido de asfalto, uma cobertura para entrada dos alunos nos dias chuvosos, e a instalação de um interfone com Câmera (vídeo porteiro);

indicando ao Chefe do Executivo a necessidade de que seja instalado um Poço Artesiano na Estrada Ibirapitanga, em local a ser definido em que melhor atenda os agricultores da região, reiterando a Indicação 93/2022 de 12 de setembro de 2022.

indicando ao Chefe do Executivo a necessidade de que seja realizada a perfuração de um Poço Artesiano no Projeto Agrocidade Manoel João da Silva na comunidade do KM 14, reiterando a Indicação n.º 21/2022 de 07 de março de 2022;

indicando ao Chefe do Executivo a necessidade da reposição dos postes de iluminação de LED na ciclovia Vereador Clóvis Garcia Plaça;

Indicando ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que apresente projetos junto ao Ministério da Justiça visando a obtenção de recursos para melhorar a segurança nas escolas, por meio do Programa Nacional de Segurança nas Escolas;

Indicando ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que seja instalado Sistema de Som junto a Capela Mortuária de nosso Município;

Indicando ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que o CAPI – Centro de Atendimento e Proteção ao Idoso, seja reativado com a máxima urgência;

 PROPOSIÇÕES 2013 - 2016
Indicação n.º 009/2016
Requerimento n.º 010/2015
Indicação n.º 022/2013
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO N.º 002/2016
REQUERIMENTO N.º 012/2016
Indicação N°008/2016
Indicação n.º 002/2016
INDICAÇÃO N.° 004/2015
INDICAÇÃO N.° 003/2015
INDICAÇÃO N.° 002/2015
Requerimento

O Vereador que subscreve, com assento nesta casa Legislativa, vem perante vossa Excelência, amparado no regimento interno e na Lei orgânica Municipal e demais disposição legal solicita a Vossa Excelência a inclusão do presente requerimento para apreciação e votação do plenário, e se aprovado seja enviado oficio ao Senhor André Luis Bovo Digníssimo Prefeito Municipal,

                        REQUERENDO-LHE, para que seja encaminhado oficio ao Diretor do DER solicitando o alargamento da ponte sobre o Ribeirão Andirá da PR 552, interligando São Jorge do Ivaí aos municípios de Ourizona e Mandaguaçu.

Moção de Congratulação
Indicação

A presente indicação destina-se ao chefe do Executivo Municipal com a finalidade de assinalar a necessidade de que seja oficiado ao DER, reivindicando que sejam instalados redutores de velocidade bem como seja reforçada a sinalização proxima ao Programa Agrocidade Manoel João da Silva.

Indica ao Chefe do Executivo Municipal a necessidade de que seja implantado uma Academia da Primeira Idade na Praça Joaquim Pires, a qual atenderá a região e sobretudo o novo Conjunto Habitacional  de Casas Populares da Rua José Koritiaki.

A presente indicação destina-se ao Chefe do Executivo Municipal com a finalidade de destacar a necessidade e conveniência de que seja instalada uma placa na Unidade Básica de Saúde “TEREZINHA SOARES MUZULON”, contendo uma foto da referida homenageada.

A presente indicação destina-se ao Chefe do Executivo Municipal com a finalidade de assinalar a necessidade de que seja dada efetividade à Lei Municipal 06/2004 a qual estabelece que em redação oficial do município seja utilizada a expressão “Melhor Idade” quando referir-se a pessoas idosas.

A presente indicação destina-se ao Chefe do Executivo Municipal com a finalidade de assinalar a necessidade de que seja dada efetividade à Lei Municipal 017/89 a qual estabelece a obrigatoriedade da frase “Preserve a Natureza” em documentos públicos dos impressos utilizados por órgão oficiais de nosso município bem como entidades reconhecidas de utilidade pública, conforme art. 1º da referida Lei.

A presente indicação destina-se ao Chefe do Executivo Municipal com a finalidade de assinalar a necessidade de que seja implantado um ponto de ônibus escolar para o transporte dos estudantes do ensino fundamental de nossa cidade junto ao novo conjunto habitacional de casas populares da Rua José Koritiaki.

 

INDICA AO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE QUE SEJA IMPLANTADO UM PARQUE INFANTIL NO RESIDENCIAL JOÃO CHAVENCO FILHO.

INDICA AO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE QUE SEJA ADQUIRIDO UM TRATOR COM75 CAVALOS DE POTÊNCIA COM SUBSOLADOR E CARRETA PARA ATENDER OS MORADORES DO PROJETO AGROCIDADE LOCALIZADO NA COMUNIDADE DO KM 14 DESTE MUNÍCIPIO.

VER TODAS